De odor herbáceo, amadeirado e balsâmico, tem propriedades analgésicas, antibacterianas, antifúngicas, anti-infeciosas, anti-inflamatórias, antioxidantes e expetorantes.
Um dos ingredientes ativos utilizados em produtos Nicebioworld é o Alecrim. Alecrim ou Rosmarinus officinalis (em latim), faz parte até do Cancioneiro Popular Português, como sugere o título, vamos “cantar" aqui um pouco sobre ele e os seus benefícios. É cultivado no mundo inteiro e, em Portugal, cresce por toda a parte, especialmente no Centro e no Sul.
Nas lendas do cristianismo, está associado à Virgem Maria, a quem protegeu na fuga para o Egipto:
”Cansada, Maria parou à beira do rio e, enquanto a criança dormia, lavou suas roupas. Em seguida, olhou a seu redor, procurando um lugar para estendê-las. (…) Colocou-as então sobre o alecrim e ele suspirou de alegria, agradeceu de coração a nova oportunidade e as sustentou ao sol durante toda a manhã.
- Obrigado, gentil alecrim! Disse Maria. Daqui por diante, ostentarás flores azuis para recordarem o manto azul que estou usando.
- E não apenas flores te dou em agradecimento, mas todos os galhos que sustentaram as roupas do pequeno Jesus, serão aromáticos.“
Um símbolo de imortalidade no antigo Egipto; na Grécia, utilizado pelos estudantes para reforçar as capacidades mentais que faziam tranças com ele; o enfeite dos espíritos protetores da casa no império Romano e utilizado em festejos e casamentos; um desinfetante e purificante de ambiente aquando da peste negra que assolou a Europa no séc XIII; utilizado por médicos árabes na recuperação da fala em casos de enfarte e na China atual é indicado no combate às insónias e fadiga. Estas são apenas algumas formas de utilização da planta ao longo da história da humanidade.
De odor herbáceo, amadeirado e balsâmico, tem propriedades analgésicas, antibacterianas, antifúngicas, anti-infeciosas, anti-inflamatórias, antioxidantes e expetorantes. Não existem dúvidas quanto à sua eficácia:
- como estimulante do sistema nervoso, cerebral, ajuda na concentração e memória (infusão ingerida);
- aromatizador de pratos culinários, pois dá excelente paladar a massas, vegetais (utilizado fresco);
- trata músculos e articulações (Óleo Essencial de Alecrim Biológico com utilização de um óleo base, por exemplo, o azeite e massajar);
- aumenta o fluxo sanguíneo na raiz capilar e é eficaz contra a queda de cabelo, através de massagens com a infusão da planta, junto à raiz capilar, fortalece e estimula o crescimento do cabelo.
Cosmética Bio e caseira…
Sugestão: Coloca folha e flores de Alecrim(*) em vinagre num frasco de vidro que possas reutilizar e utiliza esta loção para enxaguar o cabelo após a lavagem. Este tónico vai torná-lo mais forte, brilhante e macio. Não te preocupes que o cheiro a vinagre não vai permanecer no cabelo.
(*) Escolhe uma planta/ arbusto robusto e em local natural/selvagem, longe de fontes de poluição. Nunca retires estacas da planta em excesso. O equilíbrio da nossa flora é fundamental.
Dica: Da mesma forma, podes colocar folhas e flores de alecrim em azeite (biológico sempre que possível) e utilizá-lo em massagem para aliviar dores reumáticas e estimular a circulação! Há quem utilize estes azeites aromáticos na alimentação…em Itália ainda lhe juntam malaguetas… maravilhoso!
Cuidados a ter na utilização desta planta:
- O Alecrim pode irritar peles sensíveis.
- Deve ser evitado na gravidez e lactação.
- O Alecrim Canfora (Rosmarinus officinalis l. camphoriferum) deve ser evitado aquando da toma de homeopáticos e medicamentos.
- Não deve ser usado em caso de hipertensão, ou em pacientes com problemas cardíacos.
- Só pode ser ingerido mediante indicação terapêutica.
Faz a tua horta de aromáticas Bio:
Aproveita o mês de Março e Abril, corta um caule com folha de um arbusto de Alecrim com pelo menos 2 anos. Corta pequenos segmentos com cerca de 7 a 10 cm de comprimento. Retira as folhas inferiores de cada segmento/estaca e coloca-a com substrato de enraizamento, enterrando no mínimo 2 cm. Rega o substrato para mantê-lo sempre húmido e a uma temperatura de pelo menos 20 ºC cerca de 2 meses. Planta-os com pelo menos uma
distância de 60 cm entre plantas.
Gostaste deste artigo?
Queres saber mais sobre outras plantas que podes utilizar nos teus rituais de beleza, plantar e retirar o máximo de benefícios que elas têm para oferecer?
Deixa-nos o teu comentário e partilha connosco as tuas dicas.
Em plena Gratidão e até já!
Eunice Carvalheiro
Bibliografia & Webgrafia:
“Uma mão cheia de plantas que curam – 55 espécies espontâneas em Portugal” – Fernanda Botelho; “Segredos da Natureza – Cosmética e Saboaria Natural – saúde, beleza e bem-estar” – Dulce Mourato e Filipa Falcão; “Os segredos da Aromoterapia” – Sandra Ramos; “A minha horta é biológica” – Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão; Caritas in Veritate - Blog
Gostou deste Artigo