Uma descoberta fantástica, onde o amor e a dedicação predominam.
Etimologicamente, a palavra emoção deriva do latim emovere que significa “mover para fora ou “afastar-se”. Até hoje, não existe uma definição exata da palavra emoção.
Para António Damásio, “a emoção é um programa de ações, portanto, é uma coisa que se desenrola com ações sucessivas. É uma espécie de concerto de ações. Não tem nada a ver com o que se passa na mente. É despoletada pela mente, mas acontece com ações que acontecem dentro do corpo, nos músculos, coração, pulmões, nas reações endócrinas.” A área do cérebro responsável pelo controlo das nossas emoções é o sistema límbico.
Ainda para António Damásio, Sentimentos são, por definição, a experiência mental que nós temos do que se passa no corpo. É o mundo que se segue à emoção”…
Sem dúvida, esta para mim, é a melhor definição de emoção e torna-se tão clarividente a diferença entre esta e o sentimento e ainda assim a sua conexão já que este deriva da interpretação e avaliação que a mente faz da panóplia de emoções que dentro de nós se invadem…
Existem vários tipos de emoções: primárias, secundárias, instrumentais, sendo que nesta partilha vou-vos falar com o coração e deixar a teoria para quem sabe um dia mais tarde…
Viver uma emoção é algo muito pessoal, sendo que cada um de nós poderá vivenciar diferentes emoções perante sentimentos ou acontecimentos idênticos.
No meu dia a dia entrego-me a cada hora, consciente que ao permitir que emoção e razão se unam e em conjunto laborem, o melhor de nós ressaltará. Adoro o que faço, ajudar as pessoas e com elas aprender sempre um pouco mais. Já agora, sou Psicóloga Clínica e Mediadora Familiar.
Trabalhar criando empatia, pode exigir muito de nós, é verdade mas ao tentar colocar-me no lugar do outro dia após dia, tem-me feito ganhar tanto na vida: amor ao próximo, paz interior, felicidade, o que se traduz nos restantes contextos da nossa vida – pessoal, social,…
Viver praticando e desejando o BEM, só nos traz BEM ESTAR e PAZ. Praticamos o BEM sempre que …
…procurámos estar bem connosco e com os outros, tanto quanto possível;
… sempre que agradecemos pelo que somos e pelo que temos;
…sempre que tentamos dar o nosso melhor com o que somos e temos.
Ao longo dos anos, sinto que tenho crescido com os bons e menos bons momentos que se atravessam na nossa vida. Muitas vezes, perante a adversidade desenha-se a melhor das oportunidades.
Porque neste crescimento pessoal e profissional, se encontram as impressões de todos quanto comigo privaram, sou grata e continuarei grata…colegas, amigos, chefias, equipa e por fim mas a mais decisiva e marcante o meu OBRIGADO à minha Família – fonte e motor motriz de força e inspiração diária!
Crescer implica cruzarmos emoções, sentimentos, factos, necessidades numa perspetiva construtiva…em correlação com os outros! Viver o melhor possível dia a dia emocionando-nos, sentindo e encontrando espaço para a satisfação das necessidades pessoais e dos outros criando oportunidades factuais de crescimento e entreajuda. É disso que tento fazer o meu dia a dia e não o troco por NADA!
NICEBIOWORLD tem-se assumido, para mim e para muitos dos meus mais próximos, uma descoberta fantástica, onde o amor e a dedicação predominam resultando sempre em produtos de excelência! Mais uma vez, nos encontramos perante o reflexo do trabalho aliando a razão com o coração, somando emoção, sentimento, preservação do meio ambiente satisfazendo necessidades!!!!
Certa de que esta linha de produtos continuará a investir proficuamente em ingredientes tão nobres, que o presente e o futuro nos faça o obséquio e a lisura de acrescentar sempre mais um ponto a favor do BEM!
Sejam felizes e façam os outros felizes!
Sílvia Inverno
Gostou deste Artigo