Um cosmético de limpeza ideal deverá limpar suavemente, não causar irritação e não deixar a pele ou cabelo demasiado secos após utilizações frequentes.
A higiene cutânea é um dos processos que gera maiores alterações na superfície da pele. A aplicação de sabão na lavagem das mãos, tomar banho e outras práticas são essenciais para minimizar a incidência de patologias dermatológicas, bem como para manter a pele saudável.
Desde sempre, o ser humano tem vindo a efetuar a limpeza da sua pele. A descoberta do sabão foi documentada múltiplas vezes no decorrer da História da humanidade.
Com a Revolução Industrial, os cosméticos de limpeza tornaram-se cada vez mais livres de impurezas. No entanto, continuavam a ser agressivos para a pele.
Deu-se então o desenvolvimento de novas tecnologias, como a adição de glicerina, que permitiu criar sistemas de limpeza mais suaves, representando um dos maiores avanços na indústria.
Os cosméticos de limpeza encontram-se no mercado nas mais variadas formas: sabões, cremes, loções, geles, entre outras. As fórmulas têm cada vez mais sido alteradas para satisfazerem o consumidor, indo ao encontro das suas preferências. Segundo vários estudos já realizados, os critérios nos quais os consumidores baseiam a sua escolha são: efetividade da limpeza, textura, suavidade e volume de espuma criado.
Um cosmético de limpeza ideal deverá limpar suavemente, não causar irritação e não deixar a pele ou cabelo demasiado secos após utilizações frequentes.
Os cosméticos de limpeza dividem-se em dois grandes grupos: os de limpeza cutânea e os de limpeza capilar. Consideram-se cosméticos de limpeza cutânea os produtos utilizados para limpeza da face, limpeza corporal, produtos de higiene oral e ainda de higiene íntima. Por sua vez, os cosméticos de limpeza capilar são formulações destinadas ao contacto com o cabelo e com o couro cabeludo, tendo como objetivo remover o excesso de oleosidade e de impurezas, mantendo o seu aspeto saudável. Destacam-se o champô e o condicionador.
Apesar dos grandes avanços nesta área que têm vindo a verificar-se ao longo do tempo, a cosmética de limpeza continua em tremenda expansão e com muita frequência surgem no mercado novas fórmulas, novos ingredientes, novas embalagens, novas formas de utilização… Estou certa que a inovação será crescente e uma constante nos nossos dias. E, se for para melhorar o nosso dia a dia e hábitos de higiene, aliados a princípios ecológicos e de sustentabilidade, que assim seja!
Bruna Santos
Ciências Farmacêuticas
Gostou deste Artigo