Nice Bio World

Solstício de Verão, São João e Hipericão

Francisco de Melo apresenta algum conhecimento sobre hipericão ou 'Hypericum perforatum', uma planta medicinal.

Partilhar

Conta a tradição que em Noite de São João, 23 de Junho, se deve colher à meia-noite a Erva de São João. Na verdade, este seria um costume pré-cristão, onde, sob a influência do Solstício (do latim, 'Solsitere', significa que o movimento do Sol fica estacionário), desde o seu 'momentum' até aos 3 dias seguintes, se colheria ritualisticamente algumas plantas, de influência Solar, como o caso 'Hypericum perforatum'.

Mais conhecida por Hipericão ou Hipericão Kneip para diferenciar do Hipericão do Gerês ('Hypericum androsaemum'), o 'Hypericum perforatum' é conhecido principalmente pela acção anti-depressiva e calmante de um dos seus princípios activos, a Hipericina. Contudo, a Hiperforina, presente nas sumidades floridas desta magnífica planta, possui propriedades ímpares (anti-sépticas, calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, anti-espasmódicas, entre muitas outras) na aplicação externa através de óleos ou unguentos.

A fórmula é muito simples: colher flores de Hipericão em noite de São João (ou durante a influência do Solstício de Verão), colocar em óleo vegetal e deixar exposto à luz solar durante, pelo menos, 1 lunação. A partir do momento que o óleo possuir uma cor avermelhada poderás aplicar directamente na pele.

É recomendado em aplicações externa para queimaduras, picadas de insectos, úlceras cutâneas, irritações na pele, varizes, distensões musculares, cãibras, contusões, equimoses e outros traumatismos. Actua, igualmente, no alívio das dores articulares (Artrite Reumatóide), no stress e na fadiga.


Francisco Canelas de Melo


Voltar ao Blog

Gostou deste Artigo

1
2021-06-23
Uns macerados excelentes que se fazem com esta planta do bem :)
Nice Bio World