Nice Bio World

A saúde através do Ayurveda

O Ayurveda é apelidado, também, de ciência da vida e traduz um modo de vida governado pelas leis da natureza.

À medida que nos distanciamos do nosso bioritmo natural, a sabedoria antiga ayurveda torna-se mais necessária do que nunca. 

Partilhar

Falamos aqui, de uma forma mesmo muito sintetizada,  da ciência médica mais antiga do mundo... o Ayurveda. Que adota uma abordagem totalmente holística face à vida e ao bem-estar envolvendo: a mente, o corpo, as emoções e a alma.

O Ayurveda é apelidado, também, de ciência da vida e traduz um modo de vida governado pelas leis da natureza.

À medida que nos distanciamos do nosso bioritmo natural, a sabedoria antiga ayurveda torna-se mais necessária do que nunca. 

Há dois objetivos principais nesta aborgagem:

  • Curativa : que pretende reverter uma doença que se manifestou, sempre que possível;
  • Preventiva: promovendo a longevidade através da dieta alimentar, do estilo de vida diário, do yoga, da respiração, da meditação e das ervas.

Embora a Ayurveda tenha surgido na India, não é exclusivo do povo Indiano. O conhecimento é universal e pode ser aplicado em qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pois é um sistema personalizado ( respeitando as características únicas de cada indivíduo).

Então qual a sua constituição? O seu Prakruti? Que características mentais e físicas tem? Qual o seu tipo de dosha?

O seu dosha, tipo de mente/corpo é o estado natural que lhe é exclusivo! Esta é a chave para a sua saúde e harmonia.

Os doshas : Vata, Pitta e Kapha são forças bioenergéticas do corpo que sustentam a vida. Sem eles não existiria vida e desempenham um papel funcional a regular tudo o que acontece no nosso corpo.

  • Vata é o princípio que rege o movimento e a regulação;
  • Pitta é o princípio que rege o calor e a transformação;
  • Kapha é o princípio que rege a estrutura e o crescimento.

Carcaterísticas:

Vata (AR e ÉTER): Leve, Frio, Áspero, Seco, Móvel, Subtil.

Facilmente identificado na pele e cabelos secos, leveza do peso corporal com estrutura naturalmente magra, capaz de uma multiplicidade de tarefas sendo rápido e ágil, com surtos de energia e entusiasmo, seguidos de exaustão.

Mentalmente e emocionalmente são criativos e artísticos, flexíveis às diversas situações. Emocionalmente sensíveis, compassivos, intuitivo e espiritual, é a vida e alma da festa, carismático e adora viajar. Em desiquilíbrio nota-se secura extrema na pele, cabelo, intestinos com pés e mãos frios.

Pitta ( FOGO e ÁGUA): Quente, Penetrante (agudo), Líquido, Oleoso, Leve, Malcheiroso, Fluido.

Identificado pelo calor físico, ficam corados e transpirados, com cabelo ruivo e sardas por vezes. Oleosidade e brilho na pele, cabelos e olhos; o efeito penetrante traduz-se na capacidadede de intelecto perspicaz e uma mente determinada e focada, são eficientes e determinadados e pensadores críticos. Com força de vontade, alegria, riso e coragem, mas em desiquilíbrio tornam-se irritáveis, críticos e impacientes.

Kapha ( ÁGUA e TERRA): Pesado, Lento/Estático, Oleoso, Macio, Frio, Estável, Suave.

Algumas das qualidades são perfeitamente identificada através da estrutura ossea grande, sólida, com massa muscular ou excesso de peso.

Mentalmente e emocionalmente são afáveis, suaves, lentos, de mente calma e coração bondoso, compassivos e pacientes. Em desiquilíbrio dorme em excesso, torna-se preguiçoso e engorda facilmente.

Assim que se familiarizar com o seu prakruti abrirá as portas para ferramentas e técnicas naturais, fáceis de aplicar que ajudarão a manter o equilíbrio mais alinhado com o seu estado natural.

Certo é que os mesmos elementos em excesso, causam desequilibrio físico, mental e emocional, e os opostos causam equilíbrio.

Se tiver dúvidas consulte um terapeuta ayurvédico para obter esclarecimentos.

Lembre-se que as doenças não ocorrem de um momento para o outro, demoram a manifestar-se. Consciente ou inconscientemente, podemos deteriorar o estado de perfeita saúde que nos foi concedido, se vivermos em desarmonia com a natureza.

 

O que achou deste artigo?

Partilhe, deixe-nos o seu comentário!

 

Grata pela atenção.

 

 

 

 

Bibliografia: "Ayurveda - Sabedoria antiga para o bem-estar moderno" Um guia prático para melhorar a saúde através da autocura holística. - Geeta Vara ed. nascente. 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar ao Blog

Gostou deste Artigo

1