Nice Bio World

Ser Biológico é ser como a natureza criou!

Porque para o nosso projeto Nicebioworld®, são fundamentais matérias primas de qualidade nos nossos produtos cosméticos, decidimos fazer uma abordagem indo à origem.

Partilhar

E isso é SER realmente.

Livre de químicos e agrotóxicos que matam e adoecem milhares de pessoas em todo o mundo ... todos nós somos prejudicados com isso! Porque para o nosso projeto Nicebioworld®, são fundamentais matérias primas de qualidade nos nossos produtos cosméticos, decidimos fazer uma abordagem indo à origem.

NÃO... não é uma moda... e não... não é tudo igual!

Uma certificação a este nível implica exigência, cuidado e muita dedicação e amor por parte dos produtores.

Ganhamos todos com isso e podemos ser, durante o passar dos anos, mais saudáveis e projetar um futuro risonho para a mãe natureza e para a humanidade.

O artigo da Rev. Ciência Elem., V1(01):003, por Moreira C.(2013)  indica que «A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a fatores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.» Organização dos Alimentos e Agricultura das Nações Unidas (FAO/WHO, 1999.

Sabiam que em alternativa aos pesticidas e aos parasitas, o controlo de doenças no cultivo e das infestantes (chamadas por vezes de ervas daninhas) deverá ser através da: escolha de espécies e variedades adequadas; programas de rotação de culturas; processos mecânicos de cultura; proteção dos inimigos naturais dos parasitas das plantas; combate às infestantes por meio do fogo e incorporação, nos solos, de matérias orgânicas adequadas.



O exemplo dos Cravos Tunicos (Tagetes erecta L .. Tagetes patula alta p.l.) utilizados na agricultura biológica entre hortícolas como repelente de afídeos. As suas flores são comestíveis (com sabor picante e ligeiramente amargo), também podem fazer parte da alimentação das galinhas garantido cor à gema dos ovos.

A Agricultura Biológica é conhecida também por “agricultura orgânica” (no Brasil e em países de língua inglesa), “agricultura ecológica” (em Espanha e na Dinamarca) ou “agricultura natural” (no Japão) e assenta em três pilares fundamentais como sendo: Ecológica (por exemplo, há uma dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e os humanos, considerados como uma cadeia indissociável, em que cada elo afeta os restantes), Sustentável (recicla restos de origem vegetal ou animal de forma a devolver nutrientes à terra, reduzindo o recurso a materiais não-renováveis) e Socialmente Responsável (une os agricultores e os consumidores na preservação da biodiversidade e no consumo saudável).

Este tipo de agricultura implica, contudo, uma menor produtividade por unidade de área, levando a custos de produção e preços ao consumidor mais elevados. Não agrada a uma sociedade consumista nem a empresários focados só e apenas em gerar capital.

E sim, “a vida está cara”, e alguns destes produtos também o são (mais caros) mas sabem uma coisa? Já a minha avó dizia que “o barato sai caro “e compensa o investimento, porque em causa está a sua saúde.

Se analisar a gestão doméstica irá reparar que pode cortar em coisa que na verdade não o vão beneficiar a si e à sua família (alimentos processados, carne e peixe de crescimento rápido e pobre em nutrientes) e investir em outras que lhe vão proporcionar mais equilíbrio e felicidade.

Aqui vale a pena observar a sua rotina diária a alimentação que pratica o tipo de aquisições que faz nas suas compras mensais.  E se cada vez que for ao supermercado trouxer uma ou duas unidades de algo certificado biológico, faz a mudança e ela está a acontecer!


Dica:

Faz a tua mini horta Bio! Não há desculpa! Até podes fazer em vasos dentro de casa. Para além de estares em contacto com a Natureza, promoves outro tipo de educação aos teus filhos e crias hobbies que promovem a tranquilidade e união familiar.

Deixamos-te livros e fontes para explorares:

“A minha horta é biológica” – Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão

www.hortasbiologicas.pt


Gostaste deste artigo?

Deixa-nos o teu comentário e partilha connosco a tua opinião e dicas.

Em plena Gratidão e até já!

Eunice Carvalheiro

Voltar ao Blog

Gostou deste Artigo

4